Main menu

Feira Virtual - Inspiring Future


Tendo em conta que não será possível realizar a Feira de Acesso ao Ensino Superior, sugerimos a participação dos V/ alunos na Feira Virtual Online da Inspiring Future, que contará com a participação de mais de 100 Instituições de Ensino Superior. Para os alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio, a participação deverá ocorrer no dia 11 de maio, próxima segunda-feira.

  1. Acesso à Feira Virtual:

O aluno deverá realizar um registo prévio no nosso site, Inspiring Future www.inspiringfuture.pt, para aceder à Feira Virtual na data agendada com a escola.

O registo no site é simples, pedindo-lhes algumas informações como nome, e-mail e escola, de forma a permitir-nos contabilizar o número e quais alunos realizaram a atividade. Também servirá para alocarmos cada aluno ao dia específico da feira atribuído à sua escola.

  1. Funcionamento da Feira:

No dia agendado, ao entrar no seu perfil de utilizador do site, o aluno terá disponível um banner que deverá clicar para entrar na Feira Virtual.

Ao entrar na Feira, o aluno será levado para um espaço comum onde poderá explorar e interagir com a plataforma, assim como escolher a atividade na qual queira participar (tal como acontece nas feiras presenciais).


 

Este espaço comum terá as seguintes secções:

Auditório para Workshops

Aqui terá a possibilidade de realizar 2 breves cursos em formato e-learning (correspondentes à Sessão de Acesso ao Ensino Superior + Workshop de Tomada de Decisão).

Tal como nas atividades presenciais, pretendemos que os alunos assistam obrigatoriamente ao curso de Acesso ao Ensino Superior.

Expositor "Inspiring Future" 

Aqui terá a possibilidade de falar diretamente, através de live chat, com a equipa Inspiring Future permitindo que cada aluno tire todas as dúvidas sobre a sua candidatura ao Ensino Superior;

Zona de expositores dividida por áreas

Possibilidade de explorar, recolher informação e falar com as várias Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, dividas pelas áreas de estudos (ciências e engenharias; ciências sociais e humanas; saúde e desporto, gestão e economia, artes e Learning Abroad).

Missões + Prémios

Pretendemos que os alunos compreendam que estão a realizar esta atividade dentro de horário letivo, pelo que devem realizar certas tarefas obrigatoriamente para que fiquem esclarecidos. Por isso, estará disponível uma listagem de missões que lhes permite acompanhar o seu progresso na Feira.

De forma a tornar ainda mais apelativa a participação, ao completarem todas as missões existentes, os alunos ficarão habilitados a ganhar vários prémios (AirPods Apple, powerbanks, cursos de línguas, entre outros).

 

Clicando em determinada área, o aluno será direcionado para um outro espaço constituído pelos vários expositores de IES com oferta lectiva nessa mesma área. Como pode ser visto aqui:

Ao clicar num destes expositores, o aluno será levado para a página da respetiva IES. Como poderá ver o seguinte exemplo:

Nesta página, o participante terá a possibilidade de:

  • falar diretamente, através de live chat, com um representante dessa IES, permitindo que cada aluno tire todas as suas dúvidas sobre a mesma.
  • aceder e descarregar as brochuras da IES em formato digital.
  • aceder à página da IES no nosso site para informações sobre todos os cursos.
  • visualizar vídeos institucionais ou de apresentação da IES e da sua oferta educativa - tal como fazem nas atividades presenciais.
  • subscrever para receber mais informações da IES no futuro.

Por fim, de referir que os representantes de cada uma das IES estará o máximo tempo possível online (durante o horário previsto da feira) e que, quando ausente, o expositor permanecerá funcional para os alunos poderem visualizar os diversos conteúdos e colocar questões que lhes poderão ser respondidas posteriormente por e-mail.

Escola Secundária Alberto Sampaio - foi atribuído o dia 11 de Maio!

Caso os alunos não possam estar presentes nesse dia, ao realizar o registo na feira, será perguntado se o aluno prefere visitar feira noutro dia à sua escolha e basta selecionar uma nova data.

A Feira Virtual poderá ser visitada entre as 10h e as 18h.

ESTAMOS-ON - Mensagem aos pais e encarregados de educação, após uma semana de funcionamento em regime virtual, neste 3.º Período, do nosso Agrupamento

Decorrida uma semana deste terceiro período, queremos agradecer a todos, pais, alunos, professores, funcionários e entidades envolventes, pelo esforço colocado em conseguir que a aprendizagem das nossas crianças e jovens continue, num contexto que ainda novo para todos nós e que, para a vasta maioria dos alunos, os irá acompanhar até ao final deste ano letivo.

No que concerne aos recursos digitais, quer para acautelar um futuro ainda incerto, quer porque o domínio das atuais ferramentas online será sempre útil, mesmo após o retorno da tão ansiada normalidade, devemos aprender a dominá-las e usá-las com as cautelas inerentes a um meio novo e partilhado. Assim, algumas indicações, para as quais solicitamos a melhor atenção de todos:

  1. Não é permitido, em caso algum, os pais ou encarregados de educação interagirem com os outros alunos da turma, ou com os professores, por via das plataformas digitais (Google Classroom) ou das ferramentas de comunicação partilhadas com alunos (Google Meet Hangouts ou outra), muito menos quando estejam a decorrer aulas. O espaço de sala de aula, presencial ou online, é um espaço reservado exclusivamente a professores e alunos. Os pais podem e devem acompanhar os seus educandos, mas sem intervir no funcionamento da aula, exceto se explicitamente autorizados ou convidados pelo respetivo docente. Se pretenderem comunicar com a escola ou com o professor, devem fazê-lo por via do Diretor de Turma ou da Direção do Agrupamento (utilizando o e-mail do Diretor de Turma, os contactos disponíveis na página da Escola, ou o formulário Reporte de situações decorrentes do Ensino à Distância – E@D);
  2. Em termos de recursos informáticos (computadores, tablets ou ligação à internet), cada família ou entidade acolhedora de alunos deverá fazer o melhor esforço para resolver a sua situação específicaNo entanto, se tal se revelar impossívelpoderão, por via do Diretor de Turma, solicitar o apoio do Agrupamento, que envidará todos os esforços na sua resolução, eventualmente por via do empréstimo de equipamentos das escolas ou do apoio de outras entidades. É importante a colaboração de todos, para que os escassos recursos disponíveis cheguem aos que mais necessitam de apoio;
  3. Para o uso em segurança das plataformas digitais ou de outras ferramentas online, queremos chamar a atenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, que foram produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. Estas normas encontram-se disponíveis nos seguintes endereços:
  1. Embora a plataforma de videoconferência Zoom não seja a plataforma  usada pelo nosso Agrupamento (nós utilizamos e recomendamos uso do Meet Hangouts, da Google), por existirem algumas preocupações acrescidas com o uso da primeira, pelos que chamamos a atenção para as  seguintes informações específica, para quem a pretenda utilizar:
  1. No que concerne ao Classroom e o Meet Hangouts, que utilizamos preferencialmente, e para melhor poderem dominar a sua utilização, aconselhamos a visualização dos seguintes tutoriais, destinados a pais e a alunos:
  1. É compromisso do Agrupamento, vinculando todos os seus profissionais, o cumprimento do previsto no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Assim, as imagens, os trabalhos e demais informação recolhidos relativos ao seu educando só poderão ser usados para os fins educativos da criança ou jovem, não sendo nunca divulgados a terceiros, sendo conservados somente até ao fim do presente ano letivo e posteriormente eliminados;
  2.  Solicitamos, também, que completem e enviem, ao V/ Diretor de Turma/Professor/Titular/Educadora, uma declaração (minuta anexa(DOC), PDF, JPG), em que autorizam o uso, somente para fins do ato educativo, dos áudios, dos vídeos e de outros recursos produzidos pelo V/ educando e colocados na plataforma digital da turma. Na mesma declaração, comprometem-se também, assim como os V/ educandos, a não divulgar a terceiroso áudio, o vídeo, as fotografias, os recursos ou os dados de acesso às referidas plataformas utilizados no ato educativo;
  3. Em caso de dúvida relativamente à segurança ou à proteção de dados, podem contactar o Delegado de Proteção de Dados (DPO) do Agrupamento (Prof. Hélio Manuel Vilas), pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
  4. Está, ainda e como anteriormente referido, permanentemente disponível na página do Agrupamento um espaço para os encarregados de educação e alunos reportarem questões e dificuldades relacionadas com o E@Dhttps://forms.gle/rRBGSY8yefnv853p7;
  5. Para mais informações sobre o Plano de Ensino à Distância [E@D] do nosso Agrupamento, sugerimos a leitura do seu resumo, já anteriormente enviado (e que, mais uma vez, anexamos).

No contexto dos apoios sociais, queremos ainda alertar para o facto de se ter verificado uma alteração legislativa quanto ao conceito de prestação de apoios alimentares a alunos carenciados. Com efeito, o n.º 4 do artigo 9.º do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março foi revogado por força da Lei nº 5/2020, de 10 de abril, passando a indicar que os Agrupamentos de escolas da rede pública de ensino e os estabelecimentos particulares, cooperativos e do setor social e solidário com financiamento público devem adotar as medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar. Assim, as famílias dos alunos que pretendam usufruir de refeições devem contactar o Agrupamento, por via dos seus Diretores de Turma ou, em alternativa, por via do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico, no horário de funcionamento, para o número 253 204 220.

Esperando todos de boa saúde e certos da entrega de todos,

A Direção

 

Plataformas

Contactos

  1. Rua Álvaro Carneiro
    4715-086 Braga
    Tel. 253 204 220
    Fax. 253 204 224
    http://www.aesas.pt

    Planta da Escola

Ligações Importantes

Facebook Twitter YouTube RSS Instagram